Autoconhecimento
Nessa jornada de retomar o protagonismo da sua vida, a primeira tarefa é se dar a oportunidade de se conhecer de novo.
Apesar de parecer complexa, é uma tarefa que diariamente você faz com as pessoas ao seu redor.
Sabe quando a empresa em que você trabalha contrata uma pessoa para lhe ajudar com a demanda? Então, o contato entre vocês passa a ser diário, com a convivência vem as conversas, trocas de experiências e até mesmo conselhos.
Tudo isso é o que chamamos de conhecer o outro, quando você se interessa em saber os pontos de vistas, gostos, habilidades, deficiências. E é exatamente isso que você precisa fazer consigo: se autoconhecer.
No começo pode parecer estranho, mas você pode iniciar dando pequenos passos:
Aprenda a externar as suas emoções, muitas vezes quando as reprimimos não damos a devida oportunidade de entendermos a origem daquele sentimento, logo, se não sabemos a origem fica mais difícil ainda pôr um fim naquilo.
Por isso, é importante que você passe a observar as suas emoções, o que as faz despertar, quais os impactos na sua vida.
Uma boa maneira de fazer isso é escrevendo, se não quiser, você não precisa fazer um diário, mas pode apenas escrever sobre o que sente seja em um bloco de notas ou até mesmo no seu próprio celular.
A escrita vai fazer com que você tome consciência daquela emoção, é como se depois de escrita, você não apenas sinta a emoção, mas também consegue tocá-la e compreendê-la.
Zona de conforto
Depois de finalmente se conhecer, chegou a hora de usar tudo o que aprendeu e sabe sobre si ao seu favor.
É nesse momento que você vai pegar todas os seus objetivos e potencialidades, e colocá-los em cima da mesa como se você estivesse organizando todos os detalhes para então finalmente conseguir dar mais um passo rumo ao protagonismo da rua vida.
Sabe aquela vontade que você tinha logo depois que saiu da faculdade? Aquela vontade de finalmente exercer uma função na sua área de formação, mas que o medo da instabilidade acabou falando mais alto?
Então, essa é a hora de você fazer um planejamento para finalmente mudar e conquistar uma carreira de sucesso.
Lembre-se: Um planejamento no papel, é apenas um papel. Um planejamento e uma ação, é o começo do caminho a ser trilhado para uma realização.
Responsabilidade
Assuma as responsabilidades que suas escolhas lhe trouxerem, sejam elas boas ou ruins. Independentemente do resultado, você conseguiu sair do estado de paralisação em que se encontrava!
É muito importante que você não se deixe levar pela frustração de algum resultado. Embora as coisas não tenham saído conforme o planejado, o controle desse navio continua em sua mão e o próximo passo, a próxima estratégia a ser criada está em suas mãos.
Tenha em mente que todas as suas ações irão te levar a algum lugar e esse lugar lhe apresentará outras coisas. Então, se você quer colher bons frutos lá na frente é necessário que hoje você faça um plantio de acordo com o resultado que quer obter.
Não adiantar executar um planejamento de qualquer jeito e esperar que no futuro os frutos sejam grandiosos. Seus frutos são resultados da sua colheita, por isso, busque fazer um bom trabalho para ser recompensado igualmente.
Não busque por aprovação social
Sabe aquela sensação de querer agradar a todos? Então, você não precisa mais disso. Se antes buscava por aprovação social para se sentir realizado e motivado, nesse momento o sentimento de realização vem de você mesmo.
A confiança que você desenvolveu no seu trabalho, no seu potencial, nas suas escolhas e no que você quer para a sua vida irão se sobressair dentre qualquer quebra de expectativa ou até mesmo pessimismo de pessoas ao seu redor.
Pense que se o comando do navio está em suas mãos, agora é você quem decide o que fazer com as informações que chegam até a sua cabine.
Seus planos podem sofrer alterações
Lembra que no começo desse texto eu falei sobre a vida não ser uma linha reta? Então, os seus planos também não são.
Por isso é natural que durante o percurso você tenha que encarar algumas adversidades que não estavam no seu planejamento.
São esses pequenos desafios que surgem ao longo do caminho que farão com que cada vez mais você conquiste experiência e sabedoria.
Afinal, só saber o caminho não é o bastante. É imprescindível que você CONHEÇA o caminho, assim saberá a melhor forma de lidar com as surpresas que vierem.
Lembre-se: Um erro quando não se torna aprendizado, sempre te levará ao mesmo resulto, então, se permita errar, aprender com as adversidades e chegar mais longe.
Exalte suas conquistas ao invés de se inferiorizar por aquilo que ainda não chegou
Como você já leu por aqui, é importante que tenhamos ambições, afinal, elas nos motivam a viver.
Porém, nem sempre você conseguirá atingi-las dentro do prazo que estipulou. Algumas conquistas requerem mais tempo, planejamento e até mesmo experiência.
Por isso, ao invés de se inferiorizar por conquistas que ainda não alcançou, primeiro, seja grato por tudo o que conseguiu até aqui. Ao invés de deixar o sentimento de emoção roubar o controle da sua vida, reverta o jogo e transforme a frustração em combustível para traçar uma nova rota rumo à novas conquistas.
Protagonismo e uma vida de sucesso
Agora que você já conhece as 6 formas de retomar o protagonismo da sua vida, chegou o momento em que você pega todo esse conhecimento e coloca-o em prática.
Então, se você está ansioso para pôr todas essas dicas em prática eu preciso te apresentar uma técnica que vai te ajudar a alcançar voos mais altos que o esperado.
Você sabe do que eu estou falando? Não?!
Estou falando da HIPNOTERAPIA!